The Bealtes

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Stephen King, O Mestre

Sou um leitor voraz de livros em geral, embora eu tenha que trocar alguns desses livros que eu chamo de diversão por livros de cálculo e física. Mas se tem um autor que consegue me fazer esquecer dos compromissos para ir viajando noite a dentro nas suas histórias, esse é o King.
Desde quando li seu primeiro livro (Jogo Perigoso), me tornei um grande fã desse homem.
Não venho aqui falar sobre sua biografia (que pode ser lida aqui), venho expressar minha admiração pela sua obra e começar uma série de posts sobre seus livros.
Devo dizer que dos grandes autores do gênero terror, ele foi o único que conseguiu me apavorar com seu livro, que considero sua obra prima: A Coisa (ou  It ), livro ao qual dedicarei um post especial.
Sou uma pessoa muito eclética quanto à leitura. Por isso fica difícil escolher um livro ou um autor favorito. Mas King é incomparável com qualquer outro que conheça e consegue seduzir e aterrorizar ao mesmo tempo.
Não é sem mérito que King seja considerado por muito o mestre do terror. Só que ainda mais impressionante é perceber que suas histórias acabam ganhando vida própria e por isso tem reviravoltas surpreendentes até para o próprio King.
Muitas pessoas não gostam dos finais "não ortodoxos" de suas histórias (geralmente são pessoas que só conhecem sua obra através de filmes e por isso não conseguem perceber sua genialidade), mas a realidade é que seus finais complementam a mensagem do livro inteiro, quase que filosoficamente. E histórias macabras não seriam tão aterrorizantes se seguissem o clichê do  felizes para sempre.

Um comentário:

  1. Oi
    Hmm, eu já li O Iluminado, e é mesmo de dar medo, o filme nunca assisti, até tentei, mas não deu (madrugada com filme de terror não dá né, hahaha)
    Mas se esse livro já dá medo, fico imaginando então como deve ser "A Coisa"... rsrsrs
    Abraços

    www.semtrilhos.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comente Sobre os postes e me ajude a melhorar